CRESS-MS participa do Seminário Nacional sobre Serviço Social e a Luta Anticapacitista

Delegação do CRESS-MS no evento em Recife-PE (foto: arquivo pessoal)

O CRESS-MS marcou presença no Seminário Nacional “Serviço Social e a Luta Anticapacitista”, realizado nos dias 4 e 5 de abril, em Recife (PE), com a participação das agentes fiscais Fernanda Vieira e Márcia Abrão, e das conselheiras Elizângela Oliveira e Josimara Pasqualini. O evento reuniu profissionais de todo o país para debater os impactos do capacitismo nas políticas públicas e na atuação profissional da categoria.

Promovido pelo conjunto CFESS/CRESS nessa oportunidade em parceria com o CRESS-PE, o seminário contou com quase 400 participantes de todo o Brasil e trouxe mesas de debate sobre ética, avaliação biopsicossocial de deficiência e o enfrentamento ao capacitismo na lógica capitalista. A programação foi marcada pela presença de profissionais com deficiência, garantindo acessibilidade e fortalecendo a luta por inclusão.

Durante o evento, também foi destacada a importância de compreender que falar de deficiência é falar de direitos humanos. O seminário reforçou que o capacitismo não é um problema individual, mas estrutural, e que a atuação profissional precisa estar alinhada à defesa da autonomia, dignidade e protagonismo das pessoas com deficiência, rompendo com práticas excludentes.

A delegação do CRESS-MS acompanhou as reflexões, reforçando o compromisso do regional na luta anticapacitista, com ênfase nos/as assistentes sociais com deficiência. A participação ativa também possibilitou a troca de experiências com outros regionais do país.

Últimas Notícias

Fique por dentro das novidades