Proposta do Ministério da Saúde de Mudança nas Políticas de Saúde Mental.

por: Gabriel Batista
25 Janeiro 2018

Proposta do Ministério da Saúde de Mudança nas Políticas de Saúde Mental. (foto: CRP-MS)

O Conselho Regional de Serviço Social-CRESS 21ª Região/MS, representado pela Conselheira Giany Costa, participou da reunião dos conselhos regionais da área da Saúde de Mato Grosso do Sul, onde foi discutida a proposta do Ministério da Saúde de mudança nas Políticas de Saúde Mental. Dentre os pontos discutidos, o mais crítico é em relação à destinação de verba pública federal , via Ministério da Saúde, para  as comunidades terapêuticas  em detrimento do repasse para o serviços substitutivos  de saúde mental.

Outro ponto discutido indica um retrocesso, pois haverá um aumento no valor das diárias que são repassadas para manutenção dos leitos, quando, por ocasião da reforma psiquiátrica, a recomendação fora pela extinção dos Hospitais Psiquiátricos. Ao final, os representantes se comprometeram a repassar as discussões e trazer a devolutiva de suas instâncias na próxima reunião que será dia 02 de fevereiro de 2018, sexta-feira, às 9h, no Conselho Regional de Psicologia.

#JuntosEmDefesaDosUsuários