Nota de esclarecimento sobre a forma de envio e a impressão do boleto da anuidade 2018

10 Janeiro 2018

O CRESS 21ª Região/MS, por meio de sua Diretoria “Resistir para fortalecer a luta”, presta alguns esclarecimentos quanto à forma de envio dos boletos da anuidade 2018, bem como a impressão dos mesmos.

Importante ressaltar que o uso da tecnologia está presente no nosso cotidiano, seja no âmbito pessoal ou profissional. Desta forma, o CRESS-MS, visando a redução do alto custo da impressão e do envio dos boletos para os profissionais, bem como o elevado número de boletos que retornavam  devido ao endereço desatualizado do profissional no sistema do CRESS-MS, deliberou-se, a partir de 2018, o envio do boleto da anuidade 2018  no e-mail dos assistentes sociais.

Quanto à forma de impressão, no qual o assistente social deve acessar o site da Caixa Econômica Federal, o CRESS-MS esclarece que o SISCAFWEB (sistema online que armazena os dados pessoais e financeiros dos profissionais) ainda não foi atualizado para impressão de boletos registrados, pois os dados estão sendo salvos no servidor da empresa que o desenvolveu. Os boletos registrados (com custo financeiro conforme tabela da Febraban) são gerados e armazenados localmente no CRESS-MS, no qual o setor financeiro promove, manualmente, o acesso do profissional a sua anuidade.

Para que os assistentes sociais possam imprimir o boleto da anuidade 2018 no sistema online, é necessário que se adquira um Servidor próprio, entretanto, o custo para essa aquisição é alto, não sendo possível no momento. Porém, esta diretoria já estuda as questões orçamentárias para obter o referido equipamento.

Com essas ações de contenção de gastos, a diretoria “Resistir para fortalecer a luta” conseguiu, este ano, congelar o valor da anuidade 2018 e propor ações orçamentárias que valorizem o projeto ético-político da profissão, reaproximando o Conselho dos assistentes sociais e promovendo a defesa de direitos dos profissionais e da população usuária.

Por fim, nos colocamos à disposição para sanar as dúvidas existentes. Um vídeo explicativo sobre os problemas na impressão da anuidade 2018 está disponível nos canais de comunicação do CRESS-MS. O profissional ainda pode entrar em contato com o setor Financeiro pelo telefone 3027-3650 ou pelo e-mail cob@cress-ms.org.br.