CRESS, ABEPSS E CFESS articulam com universidades do estado

03 Dezembro 2015

CRESS, ABEPSS E CFESS articulam com universidades do estado (foto: Vanessa Scaquete/CRESS-MS)

Na tarde de hoje (3), membros da diretoria do CRESS 21ª Região, representantes do CFESS e da Associação de Ensino e Pesquisa em Serviço Social- ABEPSS se reuniram com a reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD para discutir sobre a implementação do curso de Serviço Social na instituição. Pela manhã a reunião foi com o vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS também para tratar do mesmo assunto.

Reunião na Universidade Estadual da Grande Dourados (foto: arquivo pessoal)

Segundo a reitora da UFGD, Liane Calarge, o plano é que, em 2018, o curso de Serviço Social seja implantado na Universidade. Para ela, o resultado da reunião foi positivo, já que, com a aproximação do conselho federal e regional, tudo ocorrerá de forma adequada. Também participaram da reunião como representates da UFGD o vice-reitor Márcio Barros e o chefe de gabinete da reitoria Henrique Sartori.

Reitora da UFGD Liane Calarge (foto: Gabriel Batista/CRESS-MS)

A Conselheira  e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS Erlenia Sobral, explica que a reunião é importante porque se trata de uma atividade que está inserida no plano de lutas das entidades de Serviço Social. "Para enfrentar o processo de precarização da formação nós constituímos o plano de lutas e uma das estratégias é a nossa preocupação em expandir o curso de Serviço Social em universidades públicas. Esse enfrentamento tem sido necessário principalmente porque, no caso do Serviço Social, há uma expansão do curso de forma mercadológica e privada, na modalidade do ensino à distância".

Conselheira do CFESS e coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS Erlenia Sobral (foto: Gabriel Batista/CRESS-MS)

Para a diretora presidente da ABEPSS Raquel Santos Santana, essa articulação para uma possível abertura do curso vai garantir ensino , pesquisa e extensão, além de condições para que a formação possa se efetivar com qualidade, sendo fundamental manter a atual direção ética política do profissional.

Diretora presidente da ABEPSS Raquel Santos Santana (foto: Gabriel Batista/CRESS-MS)

(foto: Vanessa Scaquete/CRESS-MS)

Conselho Regional de Serviço Social - CRESS 21ª Região/MS