Assistente social lança livro que retrata sua trajetória de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

por: Vanessa Scaquete Cáceres
06 Dezembro 2017

Assistente social lança livro que retrata sua trajetória de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes Capa do livro

Com o intuito de abordar uma temática, que por vezes é ignorada pela sociedade, mas que traz consequências sociais, físicas e psicológicas graves para as vítimas, a assistente social Daniela de Cássia Duarte lança o livro “Mulher- Demandatária da Proteção Social Básica: Relatos e Vivências”, que retrata suas vivências enquanto profissional em grupos socioeducativos e de prevenção dos bairros Jardim Canguru e Moreninha II, no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

CRESS/MS- De onde surgiu a ideia de escrever o livro?

Daniela- No exercício profissional de Serviço Social, tivemos a oportunidade de trabalhar na construção da Política Pública de Assistência Social no Município de Campo Grande/MS, tendo nesse período, comemorado os 20 anos de promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.  A operacionalização deu-se por meio do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, abandonando a prática do assistencialismo para desenvolver ações de Proteção Social, direito de todo cidadão brasileiro.

Durante uma das oficinas socioeducativa sobre Violência Doméstica, trabalhávamos que a família é nosso porto seguro! Um dos adolescentes, argumentou: - Nem sempre, Daniela! Instigando-me o desafio em construir este livro, pois surgiram várias indagações: * Quais motivos levaram este adolescente a não sentir-se seguro nem mesmo no seio da família? * Será mesmo que a família é nosso porto seguro? * Como nós profissionais devemos nos posicionarmos diante desta problemática? * Quais nossas contribuições para estas famílias?  E um motivo forte foi o fato de uma das participantes do Grupo de Mulheres ter sido vítima de violência sexual na infância, sendo ela uma das maiores incentivadoras dos meus estudos nesta área, constituindo, inclusive o Movimento Mãe Águia.  

CRESS/MS- Qual a importância da abordagem deste tema?

Daniela- Retratar a prática profissional com as famílias referenciadas pelos CRAS, traçando o perfil da mulher chefe de família e o trabalho realizado em grupos socioeducativos, com os segmentos: adolescentes, mulheres e idosos; pois a temática violência, propõe abordar algumas das principais questões que envolvem tanto a mulher, quanto as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, visando dar mais visibilidade à questão social e maiores condições de enfrentamentos.

CRESS/MS- Na sua opinião, qual olhar o assistente social deve ter sobre a temática?

Daniela- O profissional deve entender de modo analítico as formas de trabalhar com famílias, construindo propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos. É primordial apresentar um olhar crítico da sua realidade de atuação, realizando intervenções que minimizem o sofrimento das crianças e adolescentes, auxiliando seus responsáveis no desenvolvimento de sua função protetiva. O profissional de Serviço Social deve estar atento às complexidades e mudanças da conjuntura, independentemente de sua área. 

CRESS/MS- Qual mensagem você espera que seu livro leve até o leitor?

Daniela- A relevância desta obra publicada, traz contribuições à todos os profissionais e cidadãos comuns que desejam refletir e somar no trabalho da temática violência sexual contra crianças e adolescentes, posto que o conteúdo ilustra o início das ações de prevenção e quão necessário foi a trajetória profissional na constituição da Organização da Sociedade Civil "Associação Movimento Mãe Águia de Combate à Violência Sexual Cometida Contra Crianças e Adolescentes", a qual trabalha com tais questões. 

Aos responsáveis por crianças, que tenham olhos de águia.

Objetivamos ainda que as Políticas Públicas voltadas à Infância e Juventude sejam implantadas, aprimoradas e financiadas com maiores recursos disponibilizados pelo Governo Municipal, Estadual e Nacional, fortalecendo as redes de proteção.

 

Lançamento:

O livro será lançado amanhã (07/12), às 19h, na Chácara Manancial das Águas, Estrada NE-5, nº 249- Chácara dos Poderes, em Campo Grande/MS. Mais informações: (67) 99116-2395.

 

Daniela de Cássia Duarte é mestre em Ciências da Educação pela UTCD/PY (foto: arquivo pessoal)

 

 

Assessoria de Comunicação- CRESS/MS

Vanessa Scaquete- Jornalista

DRT 1179/MS